logo-cepia

Linhas de Pesquisa

Processos Colaborativos de Criação

Esta linha de pesquisa possui como ponto de partida o desenvolvimento de trabalhos colaborativos que reúnem profissionais oriundos das áreas de literatura, teatro, artes visuais e música em um exercício de trânsito e deslocamentos entre as funções específicas de cada modalidade e os processos contemporâneos de assinatura coletiva da obra. O foco da pesquisa é o campo de mediação entre o labor e o ato criativo e também como cada área e suas especificidades se relacionam com o todo até ser construída uma concepção sem hierarquias de pensamento e execução. No decorrer de seu desenvolvimento, profissionais de outras áreas serão incorporados ao projeto estendendo seus eixos experimentais. O trabalho prevê desdobramentos na sua continuidade.

Processos Inventivos em Performance e Composição Musical

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos voltados aos procedimentos de criação em música nos âmbitos da performance – seja em instrumentos convencionais ou em instrumentos não convencionais – e da composição, e/ou suas possíveis inter-relações.

Interfaces: Sociedade, Cultura e Arte

Esta linha de pesquisa é voltada para reflexão das proposições atuais que questionam o acesso à informação e aos processos, ocorridas a partir dos anos de 1990 e expandidas nas décadas seguintes, no esteio das reconfigurações globais de âmbito político, social, econômico e informacional, ampliando e promovendo deslocamentos e revisões de conceitos e lugares instituídos no campo artístico.

Ensino das Artes Visuais, Estratégias de Mediação Cultural e Formação de Professores

O eixo principal desta linha de pesquisa é a investigação das práticas, teorias e metodologias da educação em artes visuais e seus desdobramentos na sociedade contemporânea. A pesquisa ressaltará a prática e os mecanismos epistemológicos na atualidade com relação às questões da arte educação. O objetivo é promover a integração de instituições, saberes e práticas das pedagogias visuais, bem como, a reflexão e a expansão da área nas escolas, museus, instituições culturais e organizações comunitárias. A linha de pesquisa é um espaço de convergência que agrega pesquisadores, professores e alunos de campos multidisciplinares.

Arte Construtiva e Poéticas Intersemióticas: Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais

Esta linha de pesquisa debruça-se sobre manifestações artísticas que surgem a partir do advento das poéticas de caráter construtivo e do cruzamento e interpenetração de sistemas sígnicos diversos. No Brasil, podemos identificar alguns marcos teóricos e históricos importantes, tais como o Movimento da Poesia Concreta dos anos 1950 e 1960, com seus antecedentes em certas pesquisas e práticas modernistas brasileiras e européias. As principais temáticas e referenciais teóricos, as diversas estratégias de circulação e o diálogo desses artistas de vocação intersemiótica com as novas tecnologias, estão entre os interesses desta linha de pesquisa.

Poéticas Visuais - processos de criação em artes visuais

Esta linha aborda a construção de pesquisas com ênfase nas Poéticas Visuais, através da abordagem do fazer artístico e da instauração do trabalho de arte. Visa investigar o trabalho do artista, seus processos de criação, exposição e articulação teórico-prática.