logo-cepia

Institucional

O Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Artes (CEPIA) possui como proposta produzir e analisar diferentes formas de diálogo com a produção cultural contemporânea. Seu caráter interdisciplinar prevê tanto a interação entre áreas diversas como também abordagens em campos de estudos específicos. O grupo é integrado por professores e alunos dos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro do Departamento de Artes da UNIR, por pesquisadores de outras universidades, agregando ainda outros profissionais como forma de ampliação dialógica em um exercício de trânsito e deslocamentos entre funções específicas e processos coletivos. As bases teóricas estão estabelecidas no diálogo entre pesquisas recentes que abrangem as áreas pesquisadas no seu caráter transdisciplinar, refletindo sobre o impacto das alterações ocorridas na atualidade no âmbito da produção cultural e assumindo o compromisso de realizar e difundir as investigações realizadas.

Histórico

Idealizado pela Profª Samira Margotto (Curso de Artes Visuais/UNIR), o grupo de pesquisa CEPIA iniciou suas atividades com o objetivo de promover o diálogo poético entre artistas e professores de diversas origens. Até 2013, sua formação contava com Samira Margotto, Cristiano Sousa e Éder Rodrigues, quando então Felipe Paros, Edison Arcanjo, Osvaldo de Oliveira e André Rigatti foram integrados.


Sob a primeira formação, o grupo realizou a exposição/performance "O Galo de Cada 1" (2010), o projeto de extensão "Desdobramentos" (2011-2014), a exposição da vídeo-instalação "Desdobramentos" (2011) em parceria com o SESC/RO, a vídeo-arte "Suspiros" (2012), a performance "Tratados das [In]corpóreas [Sub]versões" (2013), todas as atividades idealizadas e coordenadas por Samira Margotto, com participação de Cristiano Sousa e Éder Rodrigues.


Após a entrada de novos membros e a devida institucionalização do grupo CEPIA, em dezembro de 2014, foram realizadas a palestra "Representando Cidades" (2015), ministrada por Bruno Puccinelli, e a oficina "O metal como elemento e suporte" (2015), ministrada por Benedito Nunes, em parceria com o SESC/RO. Ambas as atividades foram coordenadas por Felipe Paros.


Ainda em 2015, o grupo iniciou a elaboração desta webpage, desenvolvida por Cristiano Sousa e desenhada por Edison Arcanjo que também confeccionou sua logomarca.